04/03/2010 14:20

Educação pelo olhar: Aspectos das tecnologias do ensino intuitivo e da informatica na arte educação

    Uma análise histórica no contexto dos pressupostos filósoficos e pedagógicos do final do século XIX e início do século XX.      Tendo como referência o acervo do antigo museu pedagógico da escola Caetano de Campos - São Paulo-SP. Escola tida como referência na época da República.

(Visite o site da escola e conheça mais sobre sua história:https://www.caetanodecampos.com.br/caetanodecampos/linkInt.php?cont=224 )

 

Alunos da Escola Normal Caetano de Campos, em 1901.

 

    No Brasil império não havia escolas e a educação era restrita a leitura, escrita, matemática básica e doutrina religiosa, com indices de 77% da população geral do Brasil analfabeta.  Neste contexto, o primeiro instrumento de intermediação no processo de ensino/aprendizagem foi a Palmatória.   Muitas vezes a educação era custeada pelos proprios professores, e acontecia em situação de miséria.

    Atualmente ainda é possível criar um paradoxo, com as situações vividas entre alunos e professores da época, para a data atual. Tais condições ainda se veem presentes em nosso país.
"Palmatórias imaginárias" ainda são impostas e as condições, em varias partes do Brasil, ainda são de miséria.  Falta de apoio estatal (que ainda são insuficiente, mesmo com os avanços consideraveis das ultiumas décadas) são explicitas e falta de preparo para os professores.

Palmatória

O modelo de escola propriamente dita surge somente na República, após a queda do império em 1889.

"Proclamada a República, veio junto com ela o ideal republicano. Foi criado na época o Ministério da Educação, Correios e Telégrafos, porém a parte orçamentária vinculada aos Correios e aos Telégrafos era muito superior à parte que estava designada à Educação. Após dois anos, o Ministério foi suprimido, e a Educação era incorporada ao Ministério da Justiça." (fonte: https://www.educador.brasilescola.com/gestao-educacional/brasilrepublica.htm)

 

  • Cultura Material  -  Aspéctos, valores tecnológicos, utilização.
    • Apropriação da tecnologia -
      Devemos no apropriar das tecnologias disponíveis.
    • Relação Material/Ambiente em um contexto -
      Relativisar essa tecnoligia e demais objetos com o ambiente onde os alunos estão inseridos (escola, comunidade, bairo...)
    • Relativisar (não generalizar para não cometer erros) -
      Ter em mente que nem todas as situações são iguais, nem as pessoas. Levar em considerção as diferenças e motivações de cada pessoa, para não cometer injustiças.

 

  • Mídia como ferramenta moderadora
    • O professor precisa quebrar paradigmas, para começar a utilizar novas mídias
      Não ter mendo de testar as tecnologias e as mídias atuais (que são muitas), mesmo que meramente em carater experimental, dentro de sala de aula
    • Informação Versus Conhecimento
      Relação entre os dois termos.  Quem obtem a informação, não necessáriamente obtem o conhecimento

 

  • Quem ensina, ensina para alguem, alguma coisa, por algum motivo.
    Objetivação do ensino.  Inspirar e ser inspirado

 

 

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