Educação pelo olhar: Aspectos das tecnologias do ensino intuitivo e da informatica na arte educação
Uma análise histórica no contexto dos pressupostos filósoficos e pedagógicos do final do século XIX e início do século XX. Tendo como referência o acervo do antigo museu pedagógico da escola Caetano de Campos - São Paulo-SP. Escola tida como referência na época da República.
(Visite o site da escola e conheça mais sobre sua história:https://www.caetanodecampos.com.br/caetanodecampos/linkInt.php?cont=224 )
Alunos da Escola Normal Caetano de Campos, em 1901.
No Brasil império não havia escolas e a educação era restrita a leitura, escrita, matemática básica e doutrina religiosa, com indices de 77% da população geral do Brasil analfabeta. Neste contexto, o primeiro instrumento de intermediação no processo de ensino/aprendizagem foi a Palmatória. Muitas vezes a educação era custeada pelos proprios professores, e acontecia em situação de miséria.
Atualmente ainda é possível criar um paradoxo, com as situações vividas entre alunos e professores da época, para a data atual. Tais condições ainda se veem presentes em nosso país.
"Palmatórias imaginárias" ainda são impostas e as condições, em varias partes do Brasil, ainda são de miséria. Falta de apoio estatal (que ainda são insuficiente, mesmo com os avanços consideraveis das ultiumas décadas) são explicitas e falta de preparo para os professores.
Palmatória
O modelo de escola propriamente dita surge somente na República, após a queda do império em 1889.
"Proclamada a República, veio junto com ela o ideal republicano. Foi criado na época o Ministério da Educação, Correios e Telégrafos, porém a parte orçamentária vinculada aos Correios e aos Telégrafos era muito superior à parte que estava designada à Educação. Após dois anos, o Ministério foi suprimido, e a Educação era incorporada ao Ministério da Justiça." (fonte: https://www.educador.brasilescola.com/gestao-educacional/brasilrepublica.htm)
- Cultura Material - Aspéctos, valores tecnológicos, utilização.
- Apropriação da tecnologia -
Devemos no apropriar das tecnologias disponíveis. - Relação Material/Ambiente em um contexto -
Relativisar essa tecnoligia e demais objetos com o ambiente onde os alunos estão inseridos (escola, comunidade, bairo...) - Relativisar (não generalizar para não cometer erros) -
Ter em mente que nem todas as situações são iguais, nem as pessoas. Levar em considerção as diferenças e motivações de cada pessoa, para não cometer injustiças.
- Apropriação da tecnologia -
- Mídia como ferramenta moderadora
- O professor precisa quebrar paradigmas, para começar a utilizar novas mídias
Não ter mendo de testar as tecnologias e as mídias atuais (que são muitas), mesmo que meramente em carater experimental, dentro de sala de aula - Informação Versus Conhecimento
Relação entre os dois termos. Quem obtem a informação, não necessáriamente obtem o conhecimento
- O professor precisa quebrar paradigmas, para começar a utilizar novas mídias
- Quem ensina, ensina para alguem, alguma coisa, por algum motivo.
Objetivação do ensino. Inspirar e ser inspirado
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