Cultura, sociedade, arte e educação num mundo pós-moderno
Arthur D. Efland
O texto se trata do Capitulo 8 do livro "O Pós-modernismo" de J. Guinsburg e Ana M. Barbosa, escrito por Arthur D. Efland.
O modernismo consistiu em muito mais que uma revolução a cerca das artes e literatura; seus impactos foram sentidos na ciência, indústria, tecnologia, no individual e no coletivo. O movimento também não se limitou ao ocidente, mas sim ao mundo todo.
Com bases iluministas, o modernismo cultural surge regularizando o pensamento comum e promovendo o materialismo frente ao espiritualismo.
" O mundo esta sendo unido por meio de um único mercado cultural internacional,
e enquanto isso ocorre as pessoas perderem aspectos de sua identidade cultural tradicional." (pág.175)
Na era pós-guerra fria, o surgimento de padagogias críticas vem para questionar o ideário Modernista.
A transição do Modernismo ao pós-modernismo:
Para entender a evolução de tal processo, vale ressaltar algumas diferenças entre estas correntes de idéias:
Na modernsta se baseava no futuro, e na noção de progresso; rejeitavam as tradições do passado em nome do avanço do conhecimento e da compreensão ciêntífica. "O modernista era um otimista." (p.176)
Por outro lado, o pós-modernista e mais crítico para com suas noções, mais cético e menos confiante no futuro. Pessoalmente atribuo tal sentimento a perda de fé, e da espiritualidade proposta no Modernismo.
Outras diferenças entre os dois pensamentos se dão na visão da natureza da arte e de vanguarda, assim como nas tendências estilísticas e na noção de Universalismo e pluralismo. Todos estas diferenças se encontram na apresentação anexa abaixo:
Veja o quadro de contrastes entre o modernismo e pós-modernismo:
Apresentação em Power Point (clique aqui)
O mercado cultural internacional que não encontra barreiras tem influenciando culturas inteiras com suas estrategias pesadas de Marketing em massa, alienando pessoas, fazendo com que percam aspectos culturais tradicionais de onde vivem.
" Na verdade é um novo mercado cultural internacional, alimentado por filmes de Hollywood e pela televisão, 'musica pop inglesa, alta costura francesa, estilo italiano, minimalismo escandinavo e tecnologia japonesa'(...) "
Efland ainda utiliza o termo 'mundo mac' para se referir a uniformidade pretendida pelo marketing de massa.
O professor de arte, no exercício de sua função, deve estar preparado para se deparar com o resultado do impacto que tudo isso tem sobre os alunos, seus valores e suas crenças.
—————