19/05 - QUARTA-FEIRA
08:00 h – Mesa temática 2. Práticas para o Ensino de Arte na
formação do professor: mudanças de paradigmas
Palestrante: Prof. Dr. Belidson Dias (UnB)
Debatedora: Profa. Dra. Irene Tourinho (UFG)
Coordenadora da mesa: Profa. Dra. Fernanda Pereira da Cunha (UFG)
Local: Auditório da Biblioteca Central
Anotações:
Os paradigmas levam ao desejo de mudança.
Exemplo - Educação nos E.U.A em 1970 ----> Reconceituação na educação e no curriculo.
Reverbera até os dias de hoje
Foram influenciados por discuções anteriores, do final da década de 60, sobre reformas curricular. Se cogitava, por exeplo a inclusão de eventos como seminários e palestras como parte integrante do curriculo, e não atividade extra curricular.
Aqui no Brasil, um pouco mais tarde, foram feitas experiências, como o Forum Permanente de Professores da UNB, formado para discutir curriculos.
Com o tempo constatou-se que apesar dos avanços, continuava a estrutura homogenia do curriculo.
As emendas desta estrutura são fechadas, quando o ideal seria estruturas abertas,mais dinamicas e flexíveis, tanto na aula teórica quanto na prática.
Nos anos 60 a experiência na Universidade de Brasília teve êxito por algum tempo, com disciplinas abertas e 'volateis', na area das artes, para todo o meio academico e a comunidade, porém acabou por se acomodar novamente na estrutura fechada.
Belidson ressalta a importância dos pensadores dos anos 60 e 70 que defendiam a abertura de curriculo e quebra de paradigmas na educação.
A professore Irene Tourino, participante da mesa, acrescentou que o currículo tem que dar conta do imprevisível na pratica educacional.
O Professor Raimundo, diretor da Faculdade de artes visuais, contribuiu resaltando a culpa da Universidade no processo de 'engessamento' do currículo. A negligência de alguns professores é um dos pontos.
10:00 h – Grupos de discussão
Local: Ateliê de Pintura
Mediador: Henrique
O inicio da discussão revelou alguns anseios sobre a quebra dos paradigmas na educação, tão comentado pelo Prof. Belidson. Foi debatido que sem preparo e estruturação, tão mundaça poderia falhar. Entrou-se em consenso que somente sera visíveis os resultados ao longo do processo.
—————