19/05/2010 19:16

19/05 - QUARTA-FEIRA

08:00 h Mesa temática 2. Práticas para o Ensino de Arte na
                formação do professor: mudanças de paradigmas
                Palestrante: Prof. Dr. Belidson Dias (UnB)
                Debatedora: Profa. Dra. Irene Tourinho (UFG)
                Coordenadora da mesa: Profa. Dra. Fernanda Pereira da Cunha (UFG)
                Local: Auditório da Biblioteca Central

Anotações:

Os paradigmas levam ao desejo de mudança.

Exemplo - Educação nos E.U.A em 1970  ----> Reconceituação na educação e no curriculo.
                                                                            Reverbera até os dias de hoje

Foram influenciados por discuções anteriores, do final da década de 60, sobre reformas curricular.  Se cogitava, por exeplo a inclusão de eventos como seminários e palestras como parte integrante do curriculo, e não atividade extra curricular.

Aqui no Brasil, um pouco mais tarde, foram feitas experiências, como o Forum Permanente de Professores da UNB, formado para discutir curriculos.
Com o tempo constatou-se que apesar dos avanços, continuava a estrutura homogenia do curriculo.
As emendas desta estrutura são fechadas
, quando o ideal seria estruturas abertas,mais dinamicas e flexíveis, tanto na aula teórica quanto na prática.
Nos anos 60 a experiência na Universidade de Brasília teve êxito por algum tempo, com disciplinas abertas e 'volateis', na area das artes, para todo o meio academico e a comunidade, porém acabou por se acomodar novamente na estrutura fechada.

Belidson ressalta a importância dos pensadores dos anos 60 e 70 que defendiam a abertura de curriculo e quebra de paradigmas na educação.

A professore Irene Tourino, participante da mesa, acrescentou que o currículo tem que dar conta do imprevisível na pratica educacional.

O Professor Raimundo, diretor da Faculdade de artes visuais, contribuiu resaltando a culpa da Universidade no processo de 'engessamento' do currículo.  A negligência de  alguns professores é um dos pontos.

10:00 h – Grupos de discussão
               Local: Ateliê de Pintura
               Mediador: Henrique

    O inicio da discussão revelou alguns anseios sobre a quebra dos paradigmas na educação, tão comentado pelo Prof. Belidson.  Foi debatido que sem preparo e estruturação, tão mundaça poderia falhar.   Entrou-se em consenso que somente sera visíveis os resultados ao longo do processo.

 

—————

Voltar


Contato

Gabriel Madeira

62 8164.5243


Creative Commons License
Conteúdo da disciplina de midias contemporâneas by Gabriel R. Madeira is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial 3.0 Brasil License.
Based on a work at gabriellicen.webnode.com.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at dozemaisum@gmail.com
Crie um site grátis Webnode