"Mão Mãe" e "Tem boi no trilho"
Foram apresentados em sala dois filmes curtos, criticos e subjetivos, em contraposição aos videos de Cinema Educativo, positivistas e acriticos, produzidos por Marcos Magalhães. (Clique aqui para saber mais sobre Marcos Magalhães)
"Mão Mãe" (1979)
" Homem nasce e cresce sob a tutela de uma imensa mão."
"Tem Boi no Trilho" (1988)
"Um bezerro abandona a boiada, atraído pelo trem que passa pelo sertão em seca. O que parecia um trágico desastre, porém, cede lugar a um final inesperado."
O primeiro filme consistem em uma animação em Preto e Branco, supostamante em Papel sulfite normal, utilizando lapis ou Nanquin. Ele carrega a idéia que se deve cumprir com determinadas convenções estabelecidas por um 'poder maior' (simbolizado por uma mão, no filme), poder este que cria, cuida e ensina. Mão misteriosa que se revela, quase no final da vida, sobre um pé, derrubado pelo personagem já velho.
O segundo filme, por sua vez, é colorido, trazendo caracteristicas de desenho infantil,com uma historia bastante interessante de descobrimento, onde o menos bezerro da boiada se desprende do grupo para observar o trem, e em uma situação de perigo se mostra forte e valente.
Ambos são carregados de subjetividade e permite uma profunda apreciação critica e filosófica.
—————